quinta-feira, 15 de julho de 2010

José Câmara Ferreira (perfil)

Filho de Joana Câmara Ferreira e Marcos César Ferreira, José Câmara Ferreira Nasceu em 19 de março de 1933 em Palmeirândia, baixada ocidental maranhense e aos 14(catorze) anos já estava em São Luis trabalhando no comércio da capital, de onde adquiriu grande experiência.
De origem humilde (os pais eram lavradores) “Seu Câmara” como era conhecido foi um desbravador nato. Por trinta anos foi empresário do segmento de auto-peças e construção civil no Estado e notabilizou-se por sua popularidade junto às comunidades de São Luis e restante da ilha.
Eleito prefeito de São José de Ribamar em 1982, o homem simples e trabalhador tinha uma visão de progresso e futuro visionária. À frente do executivo municipal, até o final de seu mandato, Seu Câmara já havia realizado obras estruturais na cidade balneária, a exemplo do Cais, das Sub-estações de Energia do Município, O Porto, O Hospital Municipal, e as inúmeras e vastas iniciativas nas áreas de infra-estrutura e educação, reduzindo assim, os altos indicadores de subdesenvolvimento da cidade à marca de quarto melhor IDH entre todos os municípios maranhenses.
Como democrata que foi, J.Câmara sempre defendeu a alternância de poder na esfera da administração pública e em 89 apóia Maria das Neves para o governo municipal de São José de Ribamar. Das Neves vence as eleições e governa de 89 a 92. Em seguida foi a vez do pedetista Júlio Matos chefiar o executivo municipal de 92 a 96. Depois de ambas as gestões o povo queria Seu Câmara mais uma vez prefeito.
De 91 a 94 como Deputado Estadual, o líder, o empreendedor e o político J. Câmara fortalece suas bases pensando em retornar à titularidade do executivo na cidade balneária, o que só vem a acontecer em 96, quando é novamente conduzido pelo povo à prefeitura de São José de Ribamar como prefeito eleito.
O mandato acaba em 2000 e com votação expressiva Câmara é reeleito para a chefia do executivo em meio a uma onda de reconhecimento do trabalho realizado por ele no município, o que vem estabelecer uma aceitação inequívoca do povo ribamarense em relação à sua gestão que terminaria em 2004.
Seu Câmara era casado com dona Alcione Maria Dourado ferreira e deixa quatro filhos (Roberto, Regiane, Rosana e José Júnior), além de 5(cinco) netos e vários sobrinhos. Deixa também uma cidade e um povo órfão. Um povo que sempre se mirou no exemplo de lealdade, amizade, respeito e igualdade pregado por ele ao longo de sua jornada na política e na vida.

Fonte:Agência Baluarte

Um comentário:

  1. VALEU AGENCIA BALUARTEE OTIMAA MATERIA MESMO SEMPRE LEIO AS MATERIAS DA AGENCIA SEU CAMARA REALMENTE ERA UM GRANDE HOMEMMM
    FABIO DA SEDE DE RIBAMAR

    ResponderExcluir